MESR-100, Osciloscópio, Multímetro, estação de solda, Dummy load e Dim bulb tester.
Data de conclusão
2025-01-10
Amplificador Kenwood KA-2500
Amplificador Kenwood KA-2500
Avaria
Restauração total.
Solução
Recap, novo silício, limpezas e calibração.
Ferramentas
MESR-100, Osciloscópio, Multímetro, estação de solda, Dummy load e Dim bulb tester.
Data de conclusão
2025-01-10
Fabricado nos finais dos anos 60, este Kenwood KA-2500 tem mais de 50 anos. Com uma arquitetura e desenho muito similar ao Leak Delta 70 inglês, este pequeno mas rico amplificador foi alvo de uma restauração total, quer a nível de condensadores quer de todo o silício, e obviamente alguns componentes que estavam referenciados como problemáticos e os que não passaram no nosso exame.
Não tem uma construção modular como o Leak Delta 70, mas tem as funções divididas em 3 áreas, onde em duas placas residem a pré-amplificação e os drivers e no dissipador os transístores de potência.
Na substituição dos componentes nas placas tivemos vários desafios com as pistas do circuito impresso a apresentar problemas de idade, a descolar com o calor, onde por vezes tivemos de refazer as pistas e selar com epoxy.
O recap foi total, não apenas aos condensadores eletrolíticos, que foram substituídos por componentes Audio Grade na linha de sinal de áudio, mas também alguns condensadores Mylar, conhecidos por darem problemas, e todos os condensadores de segurança e proteção.
A nível do silício não ficou um transístor antigo. Foram colocados novos e a nível dos drivers foram colocados componentes mais robustos. Na secção e potência conseguimos arranjar 4 transístores novos (newoldstock) da Toshiba.
Este amplificador tem 6 regulações para vários parâmetros, cujos potenciómetros foram substituídos por novos e executados os procedimentos de afinação de cada um de acordo com o manual de serviço. Bias, Tensão central de circuito de proteção.
Este amplificador é a prova viva que não é preciso ter um aparelho que custe centenas ou milhares de euros. Com um bom par de colunas, este Kenwood KA-2500 faz as maravilhas de qualquer audiófilo exigente. Um som rico, muito harmonioso, quente, típico de uma boa construção em classe A.
1.
Aspeto da frente do Kenwood KA-2500.
2.
No interior conseguimos ver algumas pequenas intervenções anteriores, muitos condensadores ELNA, alguns transístores que foram substituídos, uma construção em placa e com componentes montados ao ar, típica desta era.
3.
E começámos o recap com a substituição dos condensadores da placa de pré-amplificação.
4.
Preparámos os novos transístores em termos de ganho e balanceamento, para estarem pareados entre canais.
5.
E a placa de pré-amplificação ficou pronta com a colocação dos novos transístores.
6.
Os condensadores de coupling de saída de áudio foram substituídos. Devido à dimensão dos condensadores modernos (mais pequenos) foram impressas bases na impressora 3D para suporte dos mesmos, usando os espaços disponíveis e as braçadeiras presentes.
7.
Seguidamente, procedemos ao recap da placa de drivers e a colocação de novos potenciómetros de regulação do bias, tensão central e proteção. Enquanto aguardávamos por mais dois potenciómetros para esta placa, substituímos todos os transístores.
8.
No andar de potência encontramos 4 transístores. Em 2 já tinham sido substituídos, mas sem ter em conta o balanceamento e pareamento, apresentando valores completamente diferentes entre os canais.
Os dois mais antigos tinham o ganho abaixo do valor mínimo de referência. Foram colocados 4 novos transístores Newoldstock da Toshiba com ganhos equilibrados entre canais.
9.
Substituição de condensadores de segurança e proteção.
10.
Limpeza dos botões por ultra-sons.
11.
Limpeza e lubrificação de todos os potenciómetros e seletores com produtos específicos e também do chassi e das placas para retirar os resíduos de fluxo de solda.
12.
Primeiro arranque depois de todas as intervenções de forma controlada, usando o variac e o sistema Dim Bulb.
Subindo a tensão gradualmente e observando a corrente consumida. Se estiver tudo normal, validamos o sobre aquecimento de algum componente com a câmara térmica. Neste caso não se observou qualquer questão, tendo o amplificador funcionado normalmente.
13.
Calibração do bias, tensão central e circuito de proteção de acordo com o manual de serviço.
Este procedimento é muito importante para o correto funcionamento do amplificador, quer em carga quer em descanso, em termos de longevidade, consumo, distorção e offset DC na saída para as colunas.