O proprietário das colunas adquiriu novos condensadores e resistências para os crossovers e que queria que fossem substituídos. Tinha também como comentário uma possível diferencia de débito entre as colunas e uma eventual distorção no middle range.
1.
Primeiro crossover retirado da coluna e a primeira coisa que se nota é o tamanho dos novos condensadores é substancialmente maior que os antigos.
2.
Foram alargados os furos na placa de circuito impresso devido aos pernes dos condensadores serem mais grossos.
3.
Os condensadores antigos foram medidos no valor de capacitância como do ESR. O primeiro valor ainda estava dentro da tolerância, mas o segundo já estava relativamente alto em relação ao equivalente que o ia substituir. Este aspeto verificou-se nos restantes condensadores.
4.
As resistências estavam dentro dos valores de tolerância, pelo que não foram substituídas.
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Foi colocada massa térmica nas resistências para facilitar a dissipação de calor para o dissipador externo.
6.
Os parafusos de suporte à placa foram fixados com Loctite por forma a não se soltarem com a vibração.
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As fichas fêmeas de contacto com os 3 altifalantes foram limpas e polidas e foi colocado spray de contactos. As fichas machos foram apertadas por forma a criar uma ligação o mais forte possível e com isso minimizar eventuais perdas de sinal.
8.
Este era o estado do orifício da caixa do sub-woofer no sítios onde se encontravam os parafusos. Isto estava obviamente a prejudicar o funcionamento das colunas.
9.
As zonas afetadas foram betumadas por forma a encher os buracos e as áreas onde a madeira estava a desfazer-se. É muito importante que o sub-woofer tenha uma base direita onde assentar por forma a ficar o mais estanque possível.
10.
Foi colocado um ring de silicone à volta do orifício que, depois de seco, vai permitir criar uma almofada. É nesta almofada que o sub-woffer vai assentar e criar a estanquicidade que o manual de serviço refere ser da maior importância para o bom funcionado da coluna.
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Foi retirada a borracha isoladora dos painéis traseiros, porque já estava ressequida e foi colocado um perímetro de silicone para mais uma vez isolar e criar estanquicidade.
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As fichas do painel traseiro foram limpas e lubrificadas com spray de contactos.
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Quando a primeira coluna ficou pronta, foi injetado um sinal de 1Khz no amplificador para calibrar os dois canais com a mesma intensidade. De seguida, foi injetado um sinal em sweep desde os 60Hz até aos 20Khz, com o intuito de comparar esta coluna com a outra anda sem a intervenção.
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Em termos de intensidade as duas colunas encontram-se praticamente iguais, querendo isto dizer que o novo crossover não está a prejudicar a saída de sinal, e todos os altifalantes estão a funcionar dentro dos mesmos valores.
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Em termos de divisão de frequências, há de facto um ganho com o novo crossover, onde se verifica uma maior separação das frequências, tal como é visível no sinal de 1Khz a trabalhar no middle range. Foram também comparadas as frequências mais baixas e as mais altas (150Hz e 14Kh).
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O procedimento foi depois repetido na segunda coluna, onde nesta, ao retirar o sub-woofer, o fio da massa soltou-se. Estava “por um fio”…