Este equalizador Pioneer SG-540 chegou com um problema de um ruído intermitente no canal direito. Grande parte dos equalizadores com leds nos sliders desta era parecem apresentar um problema crónico ao fim destes anos. As pistas e os contactos de alimentação dos leds começam a entrar em contacto com a pista ou a massa do sinal de áudio dos potenciómetros e isso induz obviamente ruido na saída.
Trata-se de um problema que pode ter uma solução simples, que passa por desligar a alimentação desses leds, facto que quebra a estética do aparelho, mas que pode ser o último reduto. Isto porque estes blocos de potenciómetros estão soldados a uma placa e são assemblados desta forma, não são peças individuais, o que torna a sua substituição impossível. Outra hipótese é abrir o slider com problemas e tentar resolver o problema de contactos.
Neste caso resolveu-se com uma limpeza profunda, com álcool isopropílico e spray de lubrificação e restauração.
Nos testes de som fiquei extremamente admirado com a qualidade de som deste equalizador, com dois amplificadores operacionais e o resto são transístores de baixo ruido e obviamente os filtros de frequências para as bandas. Simples e maravilhoso.
1.
Aspeto do Pioneer SG-540.
2.
Simplicidade da placa, dois ampop’s e transístores, e a qualidade de som que sai daqui é fantástica.
3.
Aspeto dos blocos de potenciómetros para o canal esquerdo e direito. São placas que comportam todos os sliders de cada canal.
4.
Injeção de um sinal sinusoidal de 1Khz em ambos os canais e em termos de balanceamento apresenta-se bastante equilibrado.
5.
Verificação do estado dos condensadores que apresentavam valores dentro das tolerâncias.
6.
Início do processo de limpeza dos sliders, primeiro com álcool isopropílico e ar comprimido e depois com spray lubrificante.
7.
Testes finais de áudio, o slider do canal direito dos 150Hz já não produz ruídos.