Este pré-amplificador MAR é um equipamento desenhado e construído por um Português, Rui Lourenço.
Chegou à bancada com um problema no led de presença (ON), que ao final de um período de estar ligado, começa a ficar intermitente até que apagava.
Ao abrir o aparelho fiquei verdadeiramente surpreendido pela qualidade de construção, pelo desenho, arquitetura e componentes de alta qualidade, como mostram as imagens.
Acerca do problema do led, no início, foi um autêntico enigma. Visualmente estava tudo em perfeitas condições e ao testar os componentes e fios de ligação também.
A pista da resolução para o problema estava na fita de alumínio que fixava o led ao painel frontal.
O led está soldado numa pequena placa de circuito impresso, que, por sua vez, estava fixado ao painel com um pedaço de fita de alumínio, que segurava tudo no sítio.
O led entrava num túnel no painel e os contactos na placa de circuito impresso ficavam virados para o lado onde a fita de alumínio ficava colada. A cola no início serviu de isolamento a um possível curto-circuito criado pela fita de alumínio. Com o aquecimento do led, esta cola foi saindo dos contactos, dando inicio à criação de uma resistência de baixo valor que tendia para o curto-circuito, o que acabava por acontecer, desligando o led.
O processo era lento e, por isso, o sintoma era intermitência até apagar definitivamente. Desligando o aparelho repetia-se este ciclo.
A solução foi isolar os contactos do led na placa de circuito impresso com fita Kepton e depois de duas camadas, colocar nova fita de alumínio para repor o aspeto inicial do aparelho e segurar tudo no sítio devido.
1.
Aspeto robusto e ao mesmo tempo minimalista do pré-amplificador MAR, uma caixa de metal de altíssima qualidade e dois botões do tipo rotativos com esferas.
2.
Vista geral do interior do aparelho, onde imediatamente se repara na qualidade de construção.
3.
Condensadores de baixíssimo ESR e Reference e Audio Grade. Gestão dos fios de ligação visualmente aprazível.
4.
Fonte de alimentação isolada da placa de pré-amplificação e devidamente filtrada e estabilizada.
5.
Uso de resistências de precisão do tipo cerâmico.
6.
Fichas no painel traseiro de qualidade.
7.
E a solução para o problema do led intermitente. Isolar a placa de circuito impresso com fita Kepton (resiste ao calor).
8.
Depois do isolamento feito, colocação de nova fita de alumínio por cima para manter o aspeto original e segurar tudo no respetivo sítio.
Ao lado é visível a fita de alumínio que estava colada antes diretamente em cima dos contactos do led na placa de circuito impresso.