Lançado no final da década de 1960, o Quad 33 é um pré-amplificador icónico que marcou uma era na história do áudio hi-fi. Desenvolvido pela lendária empresa britânica Quad (Quality Unit Amplifier Domestic), o modelo 33 é reconhecido tanto pelo seu design inovador quanto pela sua excecional qualidade sonora. Com uma estética marcante e modular, típica do modernismo britânico da época, o Quad 33 foi projetado para operar em conjunto com os amplificadores Quad 303 e outros equipamentos da linha.
Além da sua construção sólida e durabilidade notável, o Quad 33 oferece uma gama de recursos avançados para o seu tempo, incluindo circuitos de equalização selecionáveis, entradas para diversos tipos de fontes (como fita, rádio, fono MM e aux), e um sistema de conexão com cabos DIN. Mesmo após décadas, o Quad 33 continua a ser altamente valorizado por audiófilos e colecionadores, tanto pela sua sonoridade suave e detalhada quanto pela sua importância histórica no desenvolvimento da alta fidelidade.
1.
Vídeo de introdução ao Quad 33.
2.
O pré-amplificador foi alvo de um recap total, quer na fonte de alimentação, quer nas placas de linha de sinal.
3.
Aspeto do pré-amplificador.
4.
O aparelho está desenhado de forma modular, pelo que a sua manutenção está grandemente facilitada.
Os condensadores eletrolíticos cilíndricos fazem-me lembrar algumas montagens eletrónicas que fiz nos anos 80, mas têm de sair porque não são componentes de qualidade.
5.
Foram substituídos por condensadores Nichicon Gold áudio grade.
6.
Mais módulos e mais condensadores cilíndricos para substituir. Sempre aos pares.
7.
Mais um condensador de proteção RIFA rachado, que foi substituído.
8.
Mais uma placa com novos condensadores.
9.
Recap da fonte de alimentação.
10.
Limpeza e lubrificação dos potenciómetros e seletores.
11.
Esta é a placa de entrada phono. Tem 4 lados para poder escolher que tipo de prato/cartucho quer. Basta puxar a placa, rodar 90º ou 180º e voltar a encaixar. Ajusta a sensibilidade e impedância de entrada.