O Sony Esprit TA-E901 é um pré-amplificador estéreo de alto desempenho lançado no início dos anos 1980 como parte da prestigiada série Esprit da Sony — uma linha voltada ao áudio de altíssima fidelidade, projetada para competir com os melhores equipamentos high-end da época.
Com engenharia refinada e componentes selecionados, o TA-E901 destaca-se pela sua construção dual mono, fontes de alimentação independentes para cada canal e uma atenção meticulosa à separação de sinais, garantindo reprodução sonora com extrema clareza, dinâmica e baixa distorção.
Equipado com controles precisos e entradas de qualidade, incluindo estágio phono dedicado para cápsulas MM e MC, o TA-E901 tornou-se uma peça cultuada entre audiófilos e colecionadores exigentes, representando o auge do compromisso da Sony com a excelência sonora analógica.
1.
Frente do Sony Esprit, caixa de metal, botões de metal.
2.
Tirando a tampa, vemos uma placa em pedra por cima dos módulos. A função é diminuir as vibrações, isolamento acústico e controlo térmico.
3.
Os cabos de ligação estavam enrolados com fita de cobre e teflon. O cobre foi depois retirado, já que não estava a cumprir a função, porque não estava ligado à massa do chassi. Isto foi uma tentativa do dono de diminuir o ruído de fundo ou interferências.
4.
Estes módulos azuis estanques contem os relés de contacto dos seletores do painel frontal.
5.
Todos os condensadores eletrolíticos são Audio Grade, quer da fonte de alimentação, quer na linha de sinal.
Foram analisados 89 condensadores e ao fim deste tempo, todos estão dentro dos parâmetros e com ESR baixo. Impressionante.
6.
Vídeo com testes das especificações e características do Sony ao fim destes anos.
7.
Vídeo com testes aos filtros de tom.
8.
Substituição das lâmpadas incandescentes fundidas por novas. Não foram colocados leds para evitar adicionar o ruído criado pela comutação dos leds. Lâmpadas incandescentes novas e ajuste nas resistências de contenção de corrente.
9.
Migração de amplificadores operacionais, para componentes com melhores especificações, menos ruído, menos distorção.
10.
Todos os potenciómetros são Alps e estanques pelo que não é possível limpar ou lubrificar. Dois switchs foram limpos e lubrificados porque apresentavam algum ruído na comutação
11.
Limpeza das fichas RCA.
12.
Este equipamento foi a coisa mais bem construída e de melhor qualidade que passou pela bancada da Old Is Gold Áudio. Seguramente que ainda é um pré-amplificador de topo na atualidade.