Substituição de condensadores, limpeza e calibração.
Ferramentas
MESR-10, Multímetro, Osciloscópio.
Data de conclusão
2024-11-12
Recetor Denon DRA-550
Recetor Denon DRA-550
Avaria
Revisão geral.
Solução
Substituição de condensadores, limpeza e calibração.
Ferramentas
MESR-10, Multímetro, Osciloscópio.
Data de conclusão
2024-11-12
Este recetor e amplificador veio ao mesmo tempo que o Akai GX-636 do mesmo proprietário. Veio para uma revisão geral.
Todos os condensadores eletrolíticos eram da marca SM (Samwha) da Coreia do Sul, produzidos na década de 80 que não são de facto os melhores. Por isso, foram todos substituídos por condensadores Nichicon e Würth Elektronik, quer na linha de sinal de áudio, quer na fonte de alimentação e acoplamentos.
Foram limpos os interruptores e lubrificados com spray próprio para esse efeito e também os potenciómetros.
Depois dos procedimentos de arranque em segurança e dos primeiros testes, foi calibrada a corrente BIAS. Esta apresentava um problema no canal esquerdo, cujo parâmetros estavam bastante fora dos valores indicados no manual de serviço e, por isso, os transístores de potência desse canal aqueciam até aos 65º com o amplificador em descanso, fora o consumo energético em excesso.
1.
Aspeto do aparelho.
2.
Desmontagem e primeiras impressões.
3.
O aparelho apenas tem uma placa com todas funções implementadas e uma curiosidade: a fonte de alimentação tem dois condensadores de filtragem mas de capacidades diferentes, que é pouco usual.
4.
Um dos indicadores importantes a observar antes de fazer qualquer alteração é avaliar o DC Offset e, neste caso, os parâmetros não podiam estar melhores.
5.
E outra avaliação é a injeção de um sinal de 1khz numa entrada e avaliar a saída dos canais, quer no balanceamento entre canais, como na qualidade de som e eventuais distorções ou interferências. Neste caso, estava tudo sem qualquer incidência.
6.
Estando tudo normal procedeu-se ao Recap do recetor com condensadores Nichicon áudio grade e Würth Elektronik.
7.
Aspeto da placa depois do Recap.
8.
Os condensadores que ficam perto de fontes de calor tendem a ter a vida mais curta. Isto porque os químicos secam e com isso os valores alteram-se e o ESR sobe, tendo consequências na função que desempenha. Há forma de proteger os condensadores do calor, sendo uma delas com fita Kepton.
9.
Depois do recap total do amplificador e logo a sair ao arranque controlado para verificação do funcionamento após essa intervenção, fez-se a regulação da tensão em descanso (Idle Bias).
10.
Limpeza e lubrificação dos potenciómetros e interruptores.
11.
Depois de todas as soldaduras feitas, quer da substituição de componentes quer da revisão de soldaduras frias, procede-se à limpeza do fluxo residual com álcool isopropílico.
12.
Inspeção dos fusíveis quer no seu estado, quer no valor. É frequente encontrar fusíveis com valores desadequados.
13.
O dissipador foi desmanchado e a massa de permuta térmica foi substituída porque estava seca e já não cumpria a sua função.
14.
Kit de limpeza para a placa, potenciómetros e interruptores, sprays específicos de qualidade e ar comprimido.
15.
Limpeza dos botões com ultra-sons.
16.
Controlo de temperatura do andar de potencia após calibração do BIAS antes dos testes de som.
17.
Testes finais após todas as manutenções e ações implementadas.