MESR100, Osciloscópio, Multímetro, Dim Bulb tester.
Data de conclusão
2025-02-16
Recetor Pioneer SX-770
Recetor Pioneer SX-770
Avaria
Liga mas não dá som.
Solução
Restauração total.
Ferramentas
MESR100, Osciloscópio, Multímetro, Dim Bulb tester.
Data de conclusão
2025-02-16
O Pioneer SX-770 é um receiver do inicio dos anos 70 com um design típico dessa era e construção simples, com separação de funções em placas distintas, mas fixas no chassi.
O exterior do aparelho estava relativamente bem conservado e o interior muito sujo, particularmente as placas viradas para a ventilação.
A primeira coisa a fazer foi limpar tudo com ar comprimido para podermos ver bem o estado dos componentes.
Embora diferente dos Sony STR, a restauração foi muito semelhante em termos das ações, execução, sequência de operações e procedimentos.
Placa a placa, foram substituídos todos os condensadores eletrolíticos e semicondutores, verificados os restantes componentes. No fim limpou-se a placa, quer do lado dos componentes como do lado da soldagem com álcool isopropílico. Os transístores de potência foram substituídos por outros atuais e modernos. Por cada intervenção, o aparelho era testado para verificação da manutenção.
Verificámos as soldaduras frias nas zonas onde há aquecimento de componentes e há stress mecânico de seletores. Procedeu-se à limpeza e lubrificação dos potenciómetros e seletores e à lavagem por ultra sons dos botões respetivos.
Por fim, calibrou-se o bias com os novos transístores e os testes de som.
Este recetor na linha do Sony STR têm um som fantástico, quente e harmonioso, uma receção de FM excelente que merece uma boa antena de 300 ohms ligada.
1.
Look do Pioneer SX-770 típico do inicio dos anos 70.
2.
Interior do aparelho com muito pó agarrado, misturado com uma goma acumulada, muito difícil de limpar.
3.
Vista traseira também com sujidade nas fichas e painel.
4.
Nesta imagem dá para ver o tipo de construção, por placas, cada uma com a sua função separada, com acesso pelo lados dos componentes e do lado dos contactos.
5.
Começámos pela placa de amplificação de potência. Substituir os condensadores e os transístores de potências e drivers.
6.
De vez em quando encontramos este tipo de coisas. Desta vez foi um fusível às cavalitas de outro. É raro encontrar fusíveis de valores corretos nos aparelhos. Mesmo quando estão com os valores adequados, são sempre substituídos por novos.
7.
Placa de amplificação de potência, já com os novos transístores, condensadores e limpa.
Todos os semicondutores foram substituídos por novos.
8.
Substituição do condensador de filtragem com impressão em 3D de um suporte para colocação do componente no sítio reservado.
9.
Testes intermédios para verificação das manutenções efetuadas.
10.
E o mesmo procedimento às restante placas. Recap e novos transístores.
11.
Limpeza, limpeza e mais limpezas…
12.
Limpeza e lubrificação dos potenciómetros e seletores com álcool isopropílico e sprays específicos para este procedimento.
É frequente encontramos problemas nestes componentes que afetam o funcionamento do aparelho, maus contactos, ruídos, desequilíbrio entre canais.
13.
Limpeza e lavagem dos botões e painel frontal.
14.
Calibração do Bias e offset DC com os novos transístores.