Projeto de restauro, ruído no canal direito, luz estero sempre acessa.
Solução
Restauração total.
Ferramentas
Osciloscópio, multímetro, MESR-100, Gerador de funções, Áudio Tracer, Load dummy, Pareador de Transístores.
Data estimada de conclusão
2024-08-01
Recetor Sony STR-6036
Recetor Sony STR-6036
Avaria
Projeto de restauro, ruido no canal direito, luz estero sempre acessa.
Solução
Restauração total.
Ferramentas
Osciloscópio, multímetro, MESR-100, Gerador de funções, Áudio Tracer, Load dummy, Pareador de Transístores.
Data estimada de conclusão
2024-08-01
Este é o irmão do Sony STR-6064A, uma versão Japonesa deste recetor. Chegou à bancada com a indicação de ruídos no canal direito e luz do FM Estero sempre acessa.
A análise começou pela fonte de alimentação na verificação das tensões de trabalho e tudo estava em conformidade. Este aparelho já tinha sido alvo de um recap, e todos os condensadores estavam com aspeto de novo e com valores em ordem.
Seguidamente analisámos a placa de amplificação e começámos pelos transístores de potência. Verificou-se que o ganho hFE estava desequilibrado nos 4 dispositivos. Ainda se conseguem arranjar equivalentes, mas são muito caros e a encomenda tinha de ser superior a 1000 unidades. Para resolver este tema procedeu-se a uma conversão da carcaça TO-66 dos 2SD291 da Sony para a carcaça TO-220 escolhendo 2 pares pareados em hFE.
Seguidamente toda a linha de áudio desta placa, no que diz respeito a pré-amplificação e aos drivers, foi toda substituída por equivalentes modernos e mais robustos. A arquitetura mantém-se a mesma, mas todo o silício é novo.
Avançámos para um problema grave que encontrámos durante os testes das intervenções anteriores. O potenciómetro do volume não tinha salvação. Foi limpo e lubrificado, foi totalmente desmontado e testado e verificou-se que num dos canais, a pista de carvão estava danificada e não havia forma de reparar. Em virtude de ser um potenciómetro duplo com 4 contactos com funcionalidades adicionais para o loudness, foi difícil encontrar um substituto, que teve de passar por um processo de adaptação.
Foi também substituído o transístor de potência da regulação da fonte de alimentação pelo mesmo motivo dos transístores do andar de potência.
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Este é aspeto vintage do Sony edição japonesa.
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Placa com fonte de alimentação e a pré-amplificação e respetivos drivers. A tensões de funcionamento estavam normais e os condensadores já tinha sido substituídos. Mais tarde voltamos aqui para substituir todos os transístores.
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Andar de potência, os velhos e cansados 2SD271 na carcaça TO-66, cuja substituição direta é impraticável pelos preços e quantidades a encomendar. Estavam descompensados em termos de hFE, massa térmica completamente ressequida.
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Esta carcaça TO-66 é um mini do TO-3, são raros e caros.
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E a solução é usar a carcaça TO-220. Neste caso com os transístores TIP31. Todas as características deste transístor são superiores ao original. A instalação é feita com pad de silicone, muito mais efetivos na dissipação do calor gerado. Os anéis de contacto do coletor com a placa foram colocados na mesma posição.
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Testes de áudio depois do andar de potencia ter sido implementado.
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De seguida procedeu-se à substituição de todos os transístores da linha de pré-amplificação e drivers. Isto foi feito porque os dispositivos em causa constam da lista negra de transístores, que a qualquer momento podem ficar ruidosos ou falhar.
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Processo de pareamento dos transístores de entrada do pré-amplificador. Encontrar pares cujo o hFE é igual ao microvolt.
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Alguns dos transístores apresentam uma configuração diferente nos pernes pelo que é necessário alçar e trocar “as pernas” colocando uma manga de silicone para evitar curto-circuito.
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Testes de áudio depois da intervenção feita na pré-amplificação e drivers. É boa prática fazer testes por cada etapa concluída para isolar qualquer problema, caso ocorra.
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Verificação da qualidade do sinal no osciloscópio.
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Verificação e marcação de todas as resistências e assinalar para substituição as que apresentam valores fora da tolerância.
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Substituição do transístor 2SD271 por um TIP31 que faz a regulação da fonte de alimentação.
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A próxima tarefa recaiu sobre o potenciómetro do volume que foi limpo e lubrificado, posteriormente desmontado e infelizmente não teve solução.
Uma das pistas de carvão de um dos canais estava danificada.
Este potenciómetro é duplo (canal esquerdo e direito) e tem 4 contactos por cada canal. O 4 contacto é para o esquema de loudness.
A solução foi procurar um dispositivo semelhante, coisa que foi possível, mas implicou fazer várias adaptações.
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Depois de muitas pesquisas, conseguimos encontrar um potenciómetro compatível no valor e com os quatro contactos para o sistema de loudness.
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Procedeu-se às medições e adaptações necessárias. Devido ao formato e dimensões do novo potenciómetro, as placas de apoio tiveram de ser ligeiramente alteradas, buracos alargados.
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Desviar fios, realocar alguns componentes, soldar fios terminais e por fim colocar o potenciómetro e ligar tudo nos sítios correctos.
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Testes de som depois do potenciómetro instalado.
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Substituição do transístor de regulação da fonte de alimentação, que já apresentava valores fora das especificações.
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De seguida procedeu-se à substituição de todos os transístores da placa de tom que constam da lista negra de transístores, por apresentarem diversos tipos de problemas.
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E por fim fizemos o alinhamento da banda FM, que tinha um desvio enorme, e também a reparação do problema da luz de stereo, que estava permanentemente acessa.
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Procedemos à calibração dos indutores conforme o manual de serviço, com injeção de um sinal de 10.7Mhz e afinando os vários pontos para o máximo sinal possível.
Foi dessoldada uma das bobines que contem um condensador interior de Mica, notórios pelo síndroma mica disease. Neste caso e após as medições, estava tudo OK.
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Resultado do alinhamento, calibração e reparação da luz de stereo em FM.
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Como comentário final, devo confessar que este foi o projeto mais exigente, mais trabalhoso e complexo que fiz até ao momento. Foram imensas as horas que dediquei a este aparelho, porque merece, porque ficou restaurado para os próximos 40 anos, mantendo a sua arquitetura e desenho originais, mas com silício novo. Tem um som quente e harmonioso, uma receção de FM irrepreensível.