MESR-100, Osciloscópio, Multímetro, Dim Bulb, Gerador de funções, Dummy load.
Data de conclusão
2025-01-30
Recetor Sony STR-6046
Recetor Sony STR-6046
Avaria
Pedido de revisão geral.
Solução
Restauração total.
Ferramentas
MESR-100, Osciloscópio, Multímetro, Dim Bulb, Gerador de funções, Dummy load.
Data de conclusão
2025-01-30
Depois do Sony STR-6036 e do Sony STR-6046A, chegou à bancada o Sony STR-6046.
As diferenças entre eles estão no módulo de potência. O STR-6046A tem um power pack Sony e o STR-6046 tem 4 transístores 2SD291 com capsula TO66, tal como o STR-6036.
O restante aparelho é idêntico.
A restauração foi similar à feita ao STR-6036 à exceção do potenciómetro do volume que neste caso estava em perfeitas condições.
Todos os condensadores foram substituídos, e também todos os transístores foram reformados com silício moderno. Na placa de tom, havia transístores referenciados como problemáticos (lista negra).
Os potenciómetros e seletores foram limpos e lubrificados.
Este aparelho necessitou de uma limpeza muito trabalhosa e exigente, quer das placas do lado dos componentes como do lado das soldaduras. O chassi também foi limpo e colocada uma película de silicone para proteção de oxidação.
1.
Frente do recetor, look típico desta era.
2.
O interior do aparelho estava muito sujo, muito pó e sedimentos agarrados às placas e componentes que obrigou a várias limpezas consecutivas com álcool isopropílico e pincel, com panos a receberem toda aquela mistura amarela e com um cheiro horrível.
3.
Quase todos os condensadores eletrolíticos apresentavam na base a típica cola corrosiva por vezes misturada com a eletrolite que sai de dentro do condensador e que corrói os componentes e placa. Esta substância tem de ser raspada da placa e pernes dos componentes antes de colocar novos condensadores.
4.
Começámos a restauração pela placa de fonte de alimentação e de andar de potência. Substituição dos condensadores de filtragem, transístores de pré-drivers, drivers e por fim os 4 2SD291, como limpeza do dissipador de calor para o preparar para os novos transístores de saída.
5.
Limpeza e polimento dos arm bails dos coletores dos transístores para criar bons contactos à tensão de trabalho.
6.
Substituição do condensador principal de filtragem com impressão de suporte em 3D para manter o mesmo lugar de instalação.
Os condensadores modernos são mais pequenos para a mesmas capacidades e tensões.
7.
Colocação dos novos transístores na placa de alimentação e potência, com os novos condensadores.
8.
Primeiros testes após a instalação do módulo de alimentação e potência.
Verificação das temperaturas dos transístores de potencia.
9.
Substituição do transístor de regulação e estabilização da alimentação.
10.
Substituição de todos os transístores em lista negra na placa de tom e pré-amplificação, assim como a substituição de condensadores com a colocação de componentes áudio grade.
11.
Limpeza e lubrificação dos potenciómetros e seletores.